Contact
Subscribe to our newsleter
Free Design Software
rfq rfq

João Walter Toscano
Coleção Portfolio Brasil

Recém-lançado, o livro se detém particularmente nos últimos 20 anos da produção do arquiteto, período em que o aço surge em sua obra nas mais variadas soluções construtivas e tipológicas, como universidades, estações de trem, metrô e rodoviárias, residências, além de intervenções ligadas ao patrimônio urbano, privilegiando sempre com qualidade a simbiose entre programa, material, tecnologia e espaço.

A publicação mostra como Toscano trocou o concreto pelo aço, na busca por um material capaz de expressar a concepção de espaço que desejava, caracterizada pela lógica, facilidade de limpeza e, principalmente, esbeltez da estrutura metálica.

O arquiteto é considerado um dos pioneiros na incorporação do aço à Arquitetura Brasileira, ainda fortemente estigmatizada pelo uso do concreto.

Transportes

Grande parte dos projetos descritos é da área de transportes, incluindo estações de trens e metrô e terminais rodoviários, como a Estação Pêssego - Dom Bosco, o Terminal Princesa Isabel, a Praça do Monumento do Ipiranga, a Estação Engenheiro Cardoso e a Estação da Luz.

O arquiteto destaca aspectos particulares de cada obra, como a abertura de espaço para novos fluxos de usuários e novas funções do projeto da Estação da Luz. Ou a preocupação em reforçar o conceito do espaço público e sua importância no projeto da Praça do Monumento do Ipiranga.

Acompanhado de material iconográfico, os textos enfatizam o entendimento dos processos construtivos que orientaram a concepção técnica das obras, descrevendo também as experiências paralelas que levaram à organização final e à construção dos espaços.

Powered by aware