Contact
Subscribe to our newsleter
Free Design Software
rfq rfq

Energia



Em um edifício, o consumo de energia para a sua operação (para resfriamento/aquecimento como também iluminação etc…) ultrapassa amplamente a energia nele incorporada (a energia empregada para construí-lo).

Ao propor soluções técnicas para reduzir a energia consumida ao longo da vida do edifício, a ArcelorMittal contribui positivamente para a redução do seu impacto ambiental e desempenha um papel fundamental para se obter um edifício de energia zero.

Soluções termicamente eficientes em aço estão disponíveis para novas construções assim como para retrofits (superposição de sistemas de fachadas e de coberturas).






De forma a dar resposta aos desafios lançados pelo aquecimento global assim como por razões econômicas, a gestão dos crescentes consumos de energia é um imperativo operacional: soluções em aço podem ajudar a alcançar esse objetivo e têm inclusive um papel chave a desempenhar no movimento em prol dos edifícios de energia zero.


Edifícios termicamente eficientes



Um elevado percentual da energia consumida no uso do edifício é destinado ao controle da temperatura, pelo aquecimento ou resfriamento artificial do edifício: bons projetos que empreguem aço ou o uso  apropriado de produtos em aço podem permitir uma redução significativa desses consumos de energia.

- A combinação da estrutura em aço com um isolamento externo eficiente reduz drasticamente as perdas do edifício.
- Sistemas de dupla pele e/ou painéis sanduíche possibilitam envelopes termicamente eficientes, permitindo atender às mais atuais normas de energia.
- Projetos adequados eliminam pontes térmicas.
- Sistemas de fachadas e de coberturas em aço herméticos eliminam fugas de ar, contribuindo para a economia de energia.
- O uso inteligente do efeito de massa térmica dos produtos ou componentes em aço permite economias de energia.
- Sistemas de sombreamento ou de coberturas verdes contribuem para a melhoria da eficiência energética graças à proteção ao sol ou à limitação das trocas de calor.
- Nas renovações, a superposição de sistemas de fachadas e de coberturas em aço faz parte das soluções mais eficientes para a melhoria do desempenho do edifício.
- A vasta gama de cores ou acabamentos ou de revestimento orgânico, metálico ou mesmo radiante  do aço adéqua-se a todos os tipos de clima existentes.


A ArcelorMittal desenvolveu uma oferta completa - de painéis de elevado isolamento a sistemas de células fotovoltaicas – de forma a atender às necessidades dos clientes.


Vantagens das coberturas verdes



Coberturas verdes trazem diversos benefícios para o edifício, como o aumento da vida útil dos sistemas de impermeabilização, isolamento acústico, como também aumento da eficiência energética.

No verão, coberturas verdes sombreiam o edifício da radiação do sol e reduzem, quando não eliminam, todo o ganho térmico.
No inverno, o isolamento adicional ajuda a diminuir a quantidade de energia necessária para aquecer o edifício.

Em larga escala, as coberturas verdes reduzem o efeito urbano da ilha de calor que causa o superaquecimento das cidades no verão e que contribuí para a poluição do ar e o aumento do consumo de energia.

Foto: Historial de Vendée, França – Arq.: Plan01 ©S.Chalmeau





GlobalRoof Hacierco: a solução de cobertura verde da ArcelorMittal


Soluções em aço para o aquecimento solar excessivo



O uso eficiente de brises-soleil em aço provê uma proteção ao sol e ajuda a reduzir o aquecimento solar que penetra no edifício.

Ele permite economias substanciais de energia ao limitar ou mesmo eliminar a exigência de ar condicionado.

A escolha do material adequado para as aplicações em fachadas e coberturas também contribuí para limitar o impacto do sol:

A vasta gama de cores ou acabamentos ou de revestimento orgânico, metálico ou mesmo radiante do aço adéqua-se aos diferentes climas existentes.

Foto: Brise-soleil Mascaret do projeto "Creaticité"  França, Arquiteto: Patrick Arotcharen


Edifícios de energia zero ou de energia positiva


Fácil integração de sistemas de geração de energia renovável

Além de oferecer soluções termicamente eficientes, a ArcelorMittal desenvolveu uma gama completa de produtos capazes de produzir energia, como coletores solares para aquecimento de água e sistemas de células fotovoltaicas para geração de eletricidade.

Arsolar® da ArcelorMittal

Um metro quadrado da cobertura Arsolar® que incorpora células fotovoltaicas possui uma capacidade instalada de cerca de 80W. Isso gera 120 kWh por ano. Assim, cada quilo de aço ajuda a produzir 70MJ de energia solar a cada ano.

Foto: Sistema Arsolar do Geoffroy Guichard Stadium, França
Superfície: 2600 m2, 200 KWh / ano, economia de 2000 t CO2 ao longo da vida útil


Powered by aware