Contact
Subscribe to our newsleter
Free Design Software
rfq rfq

FICHA TECNICA

  • São Paulo - SP
  • Brasil
  • Arquiteto :
    Rocco Associados: Luiz Fernando Rocco, Fernando Vidal, Douglas Tolaine, Daniela Cunha, Erico Pacheco e Vinicius Mazzoni
    Paisagismo: Isabel Duprat
  • 2007 - 2008
  • Cliente :
    Engeform e IdeaZarvos
  • Engenharia :
    Engerform
    Estrutura de concreto: Monteiro Linardi
    Estrutura metálica: VMC
    Fundações: Apoio
    Instalações: ETIP
  • Fotógrafo :
    Daniel Ducci
  • WWW

LINKS

Modulo Alto de Pinheiros



Com estrutura metálica e cobertura de telhas de aço, o Módulo Alto de Pinheiros é um inovador condomínio de escritórios no Alto de Pinheiros, em São Paulo, caracterizado por lofts amplos, com vãos livres que chegam a até 12 metros.

O uso da estrutura metálica garantiu rapidez à obra - realizada em dez meses -, facilitou a logística do canteiro e reforçou o conceito de projeto inovador, despojado e em consonância com o meio ambiente.

Exposta em vigas e pilares, esta estrutura confere traço moderno ao conjunto. O condomínio não possui muros e é rodeado por cercamentos, também metálicos, com vegetação.

O verde reforça a presença na fachada do edifício central, onde um gradil metálico sustenta, por meio de ganchos, mais de 30 jardineiras - peças pré-fabricadas de concreto com sistema de irrigação.

Dessa forma, o condomínio se harmoniza com o conjunto urbanístico arborizado do bairro.

Confira o texto do memorial do projeto:

"Imagine um prédio gigantesco e impessoal, com filas no elevador e janelas que jamais se abrem, com salas que nunca ouviram falar em luz natural, com pessoas trabalhando rodeadas de salas de baias bege acizentadas e respirando um ar-condicionado viciado.

Agora imagine o extremo oposto de tudo isso: um prédio baixo, transparente aberto para toda a cidade, com pé direito duplo, janelas imensas, longe de qualquer frescura ou formalidade; varandas privativas para reuniões ao ar livre, garantindo um ambiente de trabalho mais leve e criativo. Esse é o Módulo Alto de Pinheiros.

Sua localização é extremamente inspiradora. O Alto de Pinheiros é um dos pouquíssimos bairros de São Paulo que consegue oferecer tudo o que o paulistano tem direito: muito verde, casas bacanas, boas escolas, um comercio local completo e trânsito de cidade do interior. Com todas essas características, nada melhor do que um prédio aberto integrado ao bairro, através de sua praça com bancos e jardins, que são um convite a harmonia entre os escritório e sua própria vizinhança.

É por tudo isso que o Módulo Alto de Pinheiros veio resgatar uma maneira respeitosa de habitar São Paulo, quando era possível caminhar até o trabalho, cumprimentar pessoas conhecidas na rua e se sentir parte integrante da cidade. Um privilégio de muitos poucos hoje em dia.

Esse é o Módulo Alto de Pinheiros."

por Rocco Associados

Informação complementar: Lofts de 70 A 228 m

Powered by aware