Contact
Subscribe to our newsleter
Free Design Software
rfq rfq

FICHA TECNICA

  • Santiago
  • Chile
  • Arquiteto :
    Cristián Undurraga / Undurraga Deves Studio
  • 2006 - 2007
  • Cliente :
    Particular
  • Engenharia :
    Jorge Marambio, Jorge Herreros, PE
  • Construtora :
    Edgar Schmidt - Rafael Herreros
  • Fotógrafo :
    Guy Wenborne

LINKS

Casa no Lago Colico



A região dos lagos, no sul do Chile é um dos lugares mais bonitos do país. A paisagem é composta por uma sucessão de montanhas, florestas e lagos que se entremeiam em um cenário impressionante.

O projeto da Casa no Lago Colico apresenta a questão da implantação em um território ainda selvagem. A casa foi construída às margens do lago, no maciço montanhoso que indica a presença da cordilheira dos Andes. Um território escarpado que cerca o lago, opondo-se ao plano horizontal da água.

Em meio à vertente sul, entre o caminho de acesso e a borda do lago, a cerca de 30 metros de altura, está a casa, de pedra, aço e vidro. É um volume enfático, de uma rigorosa economia formal, que faz da abstração um contraponto da paisagem. Devido à sua localização dominante, a vista sobre a paisagem é excepcional.

Considerando a disposição retórica da casa com o lago e a montanha, convém acrescentar um segundo diálogo entre a tradição e a modernidade. O acesso ao imóvel se dá por uma pequena trilha que desce da via pública. O trajeto serpenteia pelo cenário, antes de desembocar em um muro de concreto e pedra que nos remete à terra e aos tempos antigos.

O caráter tectônico e artesanal dessa arquitetura ergue-se diante de um universo leve e transparente que surge após atravessar a soleira do pórtico de pedra. O pavilhão em vidro e aço nos conecta novamente com a modernidade.

Atravessando a soleira, um terraço-mirante permite contemplar a natureza e antecipa as generosas perspectivas que são oferecidas de todos os lugares da casa. O volume em pedra, que estabelece o limite com a esfera pública, abriga as áreas de serviço: banheiros, cozinha, porão e circulação vertical. A estrutura em aço e vidro desdobra-se em três níveis de altura e, em um dos lados, apóia-se na parede para dar ênfase à máxima transparência nas outras fachadas.

A continuidade dos níveis é interrompida por três pátios que se assemelham a poços de vidro que conectam os diferentes níveis da casa, ao mesmo tempo em que articulam e dividem as superfícies internas. Em cada pátio, há uma árvore plantada para reforçar a idéia central de que, mesmo no interior, estamos em meio à natureza.

Powered by aware