Contact
Subscribe to our newsleter
Free Design Software
rfq rfq

FICHA TECNICA

  • Bunkyo-ku, Tóquio
  • Japão
  • Arquiteto :
    Kengo Kuma & Associates
  • Desenho: 2004 - 2006 - Construcção: 2006 - 2007
  • Cliente :
    Cliente particular
  • Engenharia :
    Ejiri Structural Engineers
  • Construtora :
    Eiger Co. Ltd.
  • Fotógrafo :
    Mitsumasa Fujitsuka

LINKS

Steel House


Usando chapas de aço corrugado com 3,2 mm de espessura, foi feita uma construção com estrutura única, que se assemelha a um vagão sem quaisquer vigas ou colunas.

O cliente, Professor Hirose, um apaixonado e devoto dos trens desde a infância, guarda alguns milhares de modelos de trens na sua casa. Ele próprio quis viver num tipo espaço que se assemelhasse a um vagão. Encaixando-se no local em forma de L, a casa parece um vagão parado num declive.

A carroceria do vagão foi originalmente concebida com base na idéia de estrutura+pele, mas a divisão da estrutura e pele desapareceu, e agora é concebido com base numa estrutura única, "mono-carcaça". Nesse contexto, esta obra existe de forma intermadiária entre um vagão e uma casa.

A idéia básica da estrutura foi dobrar as chapas de aço para ganharem resistência. Depois de dobradas, o detalhe das peças mostra-nos até que ponto o aço é um material maleável.

Se as chapas de aço tivessem sido usadas sem serem dobradas e a superfície fosse pintada, não conseguiríamos reconhecer que o material usado é aço. Só haveria a presença de um plano branco abstrato, igual a placas de gesso ou cimento. Com tal detalhe abstrato, não há comunicação entre a textura do aço e as pessoas.

Por outro lado, o detalhe criado pela dobradura do aço estabelece a comunicação entre o aço e nós. Com base nestas idéias, criamos arquiteturas a partir de materiais tais como a pedra e a madeira. Esta idéia é aplicada usando o aço como material do corpo desta casa.

Por Kengo Kuma & Associates

Informações complementares:
Estrutura de aço: Tokyo Kentetsu
Área total: 202 m2
Área construída: 265 m2

Powered by aware