Contact
Subscribe to our newsleter
Free Design Software
rfq rfq

FICHA TECNICA

  • Palmela
  • Portugal
  • Arquitecto :
    Menos é Mais - Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes
    Colaboração: Cristina Maximino, Vânia Maia, Nélson Cambão, Ana Matias, Luís Campos, Eduardo Leitão
  • Projecto: Fev - Jul - Construção: Abr - Ago, 2006
  • Promotora :
    Inapal Metal S.A.
  • Constructora :
    Edimarante
  • Fotógrafo :
    FS+SG / Fernando Guerra

LINKS

Unidade Industrial da Inapal Metal



A unidade industrial, inserida no complexo industrial Autoeuropa, dedica-se à produção de componentes metálicos para automóveis e é composta por dois núcleos aparentemente autónomos e de cérceas iguais: o 1º núcleo corresponde às naves industriais de armazenamento, produção e expedição, incorporando no exterior uma grande pala para cargas e descargas; o 2º núcleo é composto por uma área social e técnica com dois pisos.

O espaço exterior é organizado em função das circulações de veículos, dos fluxos de matérias-primas e produtos acabados.

A proposta arquitectónica, para além das condicionantes urbanísticas de prazo e custo, concentra-se na estandardização espacial, na racionalização construtiva e na utilização de materiais pré-fabricados.

A aparente rigidez estrutural permite uma grande flexibilidade do projecto, que se quer em aberto, para incorporar a complexidade e imprevisibilidade programática contemporânea.

A pesquisa centra-se na "pele" do edifício que se baseia na procura de um só material de revestimento (chapa metálica trapezoidal), que se adapta e uniformiza a todas as situações de projecto. O material torna-se conceito e síntese da solução.

Explora-se a versatilidade do material quanto às diferentes aplicações e orientações: chapas estandardizadas quando é necessário encerrar, revestir e dobrar; chapa cortada às fatias e fixas em forma de favo de abelha quando é necessário iluminar, sombrear e ventilar, proporcionando efeitos inesperados de domesticação e humanização dos espaços sociais da unidade industrial.

A linguagem da obra tem por referência a linguagem das linhas curvas do automóvel.

Por Menos é Mais - Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes

(O projecto concorreu ao prémio máximo da VI Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo, BIAU, em 2008)

Informações complementares:

Área de construção
12 418 m²

Especialidades: Afaconsult
Arranjos Exteriores: Manuel Pedro Melo
Mobiliário: Uniscala
Fiscalização: Engexpor

Powered by aware